Saúde Ocupacional Segurança

Saúde Ocupacional Segurança

Entrada  > Sustentabilidade > Saúde Ocupacional & Segurança

 

A saúde ocupacional e segurança é uma prioridade para a Cimpor. Trabalhamos ativamente para promover um ambiente de trabalho saudável e seguro para todos os colaboradores, clientes, fornecedores e todas aqueles com quem nos relacionamos, de acordo com as linhas de orientação seguintes:

  • Formar e comunicar;
  • Respeitar a legislação, normas, regras e instruções;
  • Prevenir, garantindo as adequadas condições de saúde ocupacional e segurança;
  • Identificar os perigos e avaliar os riscos;
  • Controlar e minimizar os riscos;
  • Investigar todas as ocorrências e adotar medidas corretivas para evitar repetições.

ZERO ACIDENTES é o objetivo que pretendemos atingir com base nestas linhas orientadoras, preconizando para comportamento dos nossos colaboradores o princípio de melhoria contínua.


A formação contínua dos colaboradores em SOS desenvolvida localmente pelas AN e UO está orientada para as vertentes técnicas, organizacional e comportamental, consoante as necessidades de cada área e abrange quer os colaboradores diretos, quer os de empresas exteriores que prestam serviços nas UO da Cimpor.

No total, em 2011, foram efetuadas 78.003 horas de formação em SOS, das quais 60.643 horas na Atividade Cimento, o que corresponde a um índice de formação de 9,29 horas per capita (9,79h per capita na Atividade Cimento). A participação dos colaboradores da Cimpor em ações de formação sobre saúde e segurança atingiu os 97,9% (87,0% para o cimento).

As auditorias de segurança são um importante instrumento de melhoria e de progresso, avaliando e medindo a evolução da implementação das condições de SOS, do seu controlo e da minimização de riscos na rotina de gestão das nossas unidades operacionais. No programa de auditorias internas de 2011 foram auditadas 12 fábricas de cimento, 8 centrais de betão e 1 centro de exploração de agregados.


Reforço e reconhecimento das boas práticas

Com o objetivo de continuar a estimular o bom desempenho das diferentes AN, foi criado em 2011 o prémio “Best Safety Performance Award”. A nossa filial da África do Sul foi a grande vencedora conquistando o 2011 Best Safety Performance Award, pela demonstração do compromisso da gestão de topo e da linha hierárquica para com os aspetos de SOS, pela estrutura organizacional criada para o efeito, pelo sistema de gestão SGSOS implementado e, naturalmente, pelo bom desempenho em SOS que, em 2011, se traduziu em “zero acidentes fatais” e “zero acidentes com dias perdidos”.

« VOLTAR
recomendar artigo
© 2017 CIMPOR. Todos os direitos reservados |  web design webuild