Linha Ética
A CIMPOR implementou também um novo canal de comunicação, uma nova linha de ética operada por uma entidade independente e especializada para receber, por telefone e/ou email, quaisquer denúncias, queixas, dúvidas e/ou sugestões de qualquer tipo, designadamente as relacionadas com o Código de conduta da Cimpor.
Ethic.co está sempre convosco!
Pode denunciar situações que considere contrárias aos Princípios de Ética nos Negócios e ao Regulamento da Declaração de Não Conformidade da Cimpor, aos padrões e regulamentações profissionais e à lei, dentro dos princípios de confidencialidade.
- Telefone - 308 814 644
- E-mail - ethico@cimporethico.com
- Site - www.cimporethico.com
Que situações podem ser denunciadas?
- Desobediência aos princípios éticos da empresa
- Falsificação de documentos
- Conflito de interesses
- A utilização das redes sociais é contrária à imagem da empresa
- Comportamento não ético e ilegal
- Suborno e corrupção
- Comercialização de informação interna
- Assédio / pressão psicológica
- Situações que prejudicam a reputação da empresa e da sua marca
Aviso Legal e Política de Privacidade – RGPD
Todas as questões relacionadas com a proteção de dados pessoais podem, hoje, ser monitorizadas pelo encarregado de proteção de dados da Cimpor através do email dpocimpor@cimpor.com
A CIMPOR preocupa-se com a sua privacidade. Os dados pessoais são utilizados somente para as finalidades para as quais são recolhidos e tratados respeitando a legislação de Proteção de Dados Pessoais.
POLÍTICA DE PRIVACIDADE E PROTEÇÃO DE DADOS PESSOAIS
A CIMPOR garante a proteção dos dados que lhe são confiados pelos utilizadores deste website, sendo o respetivo tratamento efetuado ao abrigo da legislação aplicável, designadamente o Regulamento Geral de Proteção de Dados e a Lei n.º 58/2019, de 8 de agosto.
1. Princípios
A Cimpor trata os dados pessoais com base nos seguintes princípios:
- O tratamento de dados pessoais é efetuado de forma lícita, leal e transparente;
- A respetiva recolha é efetuada apenas para finalidades devidamente determinadas, explícitas e legítimas;
- Os dados recolhidos são limitados ao estritamente imprescindível e pelo tempo necessário para as finalidades para que são tratados;
- Apenas têm acesso aos dados pessoais tratados os trabalhadores e parceiros do Grupo cujas funções assim exijam;
- Os dados pessoais são tratados de forma confidencial;
Todas as definições para efeitos de proteção de dados remetem nos seus exatos termos para o RGPD.
2. Dados pessoais
Dados pessoais são qualquer informação relativa a uma pessoa singular identificada ou identificável (o titular dos dados).
3. Responsável pelo tratamento
O responsável pelo tratamento dos dados pessoais é a empresa do Grupo Cimpor com a qual os titulares de dados se relacionem.
4. Condições para o tratamento
A Cimpor e as suas participadas apenas procederão ao tratamento de dados pessoais quando se verifique pelo menos uma das condições previstas na legislação sobre proteção de dados, nomeadamente:
- O titular dos dados tenha dado o seu consentimento expresso e prévio, prestado de forma livre, informada, específica e inequívoca;
- O tratamento dos dados pessoais seja necessário para a execução de um contrato no qual o titular dos dados é parte, ou para diligências pré-contratuais a pedido do titular dos dados;
- O tratamento seja necessário para o cumprimento de uma obrigação jurídica a que a empresa CIMPOR esteja sujeita;
- O tratamento seja necessário para garantir interesses legítimos da CIMPOR.
5. Prazo de conservação dos dados pessoais
A CIMPOR, em linha com os princípios acima mencionados, conserva os dados pessoais conforme as finalidades para que os mesmos foram recolhidos apenas pelo período de tempo necessário para o cumprimento dessas finalidades, de acordo com a lei. A CIMPOR definiu procedimentos para garantir a pseudonimização ou eliminação dos dados depois de decorrido o período de conservação.
6. Direitos dos titulares e dados pessoais
Nos termos da lei aplicável, A CIMPOR garante que o titular dos dados pode exercer os direitos que lhe são conferidos pela legislação sobre a proteção de dados, nomeadamente:
Direito de acesso;
Direito à retificação dos seus dados;
Direito ao apagamento (direito a ser esquecido);
Direito à limitação do tratamento;
Direito à portabilidade;
Direito de oposição ao tratamento;
Direito a retirar o consentimento.
Acrescem a estes o direito de não ficar sujeito a decisões individuais exclusivamente automatizadas, retirar o consentimento que tenha dado para o tratamento dos seus dados pessoais e de reclamar perante a Comissão Nacional de Proteção de Dados.
O direito de apagamento está limitado aos dados, que não são necessários para os nossos legítimos interesses e que não são armazenados nem processados devido às nossas obrigações legais.
Além disso, tem o direito de apresentar uma reclamação junto da autoridade de proteção de dados competente, a Comissão Nacional de Proteção de Dados (CNPD).
7. Medidas de segurança
A CIMPOR tem ao seu dispor medidas de segurança, técnicas e organizacionais, de proteção contra a violação dos dados pessoais, que provoquem de modo acidental ou ilícito, a destruição, a perda, a alteração, a divulgação ou o acesso não autorizado aos dados pessoais transmitidos, conservados ou sujeitos a qualquer tipo de tratamento e contra qualquer outra forma de tratamento ilícito.
O compromisso assumido na proteção de dados pessoais implica também que, sempre que os dados pessoais sejam transmitidos a outras entidades, estas fiquem obrigadas a adotar medidas técnicas e organizacionais que garantam o mesmo nível de proteção.
8. Transmissão de dados pessoais a outras entidades
Os dados pessoais podem ser transmitidos a subcontratantes para que estes os tratem em nome e por conta da CIMPOR assegurando-se sempre que estes apresentam medidas técnicas e organizativas que protejam adequadamente os dados pessoais.
Podem também, quando se justifique, ser transmitidos às sociedades pertencentes ao Grupo e às Autoridades públicas (Autoridade Tributária, Autoridades Judiciárias, Polícia, etc.) no cumprimento de obrigações jurídicas.
9. Tratamento transfronteiriço
Qualquer transferência de dados pessoais para empresas do Grupo situadas em países fora da União Europeia poderá ocorrer apenas no âmbito de um acordo intergrupo, que assegurará que as transferências de dados se realizam no estrito cumprimento das normas legais aplicáveis.
10. Contactos
O titular dos dados que pretenda exercer algum dos direitos referidos ou esclarecer questões relacionadas com a proteção da privacidade e dos seus dados pessoais tratados pela CIMPOR, pode faze-lo por carta dirigida ao Data Protection Officer , Av. José Malhoa nº22, Pisos 6 a 11, 1099-020 Lisboa, ou, preferencialmente por correio eletrónico para DPOCIMPOR@CIMPOR.COM.
Controlo Interno
Ao nível do sistema de controlo interno destaca-se ainda o reforço da estrutura da gestão do risco por meio da criação de um departamento de auditoria interna.
O modelo de governo da CIMPOR insiste na manutenção de parcerias sustentáveis e na minimização do risco, tanto ao nível do negócio, com impacto no EBITDA, como ao nível do processo, com impacto na atividade operacional.